- Oficina do Autismo
Como lidar com comportamentos inapropriados de crianças com TEA - Parte #1
Atualizado: 22 de Dez de 2020
Não basta apenas reduzir os comportamentos inapropriados precisamos ensinar comportamentos que vão substituir esses comportamentos inapropriados.

Ignorar o comportamento nem sempre apropriado.
Muitas vezes a função do comportamento não é atenção e se a função desse comportamento não é atenção, ignorar surte pouco efeito e às vezes pode até mesmo aumentar a frequência desse comportamento inapropriado.
Mas o que são esses comportamentos inapropriados?
- Agressão ou Autoagressão;
- Cuspir no chão ou jogar objetos;
- Bater no coleguinha ou gritar
frequentemente;
- Chorar para conseguir o que quer;
- Empurrar para obter objetos;
- Fugir de qualquer contato social
ou interação;
- Controle excessivo dos objetos,
materiais ou interação.
Cerca de 60% das crianças no espectro do autismo vão apresentar problemas significativos de comportamento.
Isso causa uma baixa interação e afeta grandemente a taxa de aprendizado da criança.
Então para você possa ensinar seu filho, seu paciente ou aluno a substituir esses comportamentos por outros mais apropriados. Eu vou ensinar os quatro passos necessários para que você saiba como lidar com comportamentos inapropriados e ensinar novas habilidades que vão substituir esses comportamentos.
A primeira etapa é compreender qual é a função do comportamento inadequado. Todos os comportamentos têm uma função.
As quatro principais funções do comportamento são: Obtenção de algum objeto tangível, fuga, atenção e controle.
Sem identificar a função do comportamento não conseguimos passar para segunda etapa que é justamente não reforçar o comportamento inapropriado.
A terceira parte para lidar com comportamentos inapropriados: é si perguntar o que eu gostaria que a minha criança fizesse no lugar desse comportamento inapropriado que agora ela está fazendo?
E a quarta etapa é ensinar esse comportamento que eu escolhi. Por exemplo: Se a criança toda vez que quer um objeto, chega e começa a chorar para obter esse objeto. E você simplesmente entrega o objeto quando ela começa a chorar. O que ela vai aprender? Que quando ela quer um objeto basta ela chorar.
Então o que nós faríamos nesse caso a primeira coisa justamente identificar qual é a função do comportamento.
Eu sei que ela está tentando obter objeto gritando. Então a função desse objeto é justamente obtenção de objeto tangível. Se eu der o objeto eu estou reforçando o comportamento.
Então a segunda etapa me diz para não reforçar esse comportamento eu não posso entregar o objeto enquanto a criança está chorando.
A terceira etapa é identificar como eu gostaria que essa criança estivesse pedindo a bola ao invés de estar chorando.
E a quarta e última etapa ensinar esse comportamento.
Que pode ser nesse caso:
apontar para pedir;
usar o próprio alcance dirigido para alcançar a objeto;
pode ser me puxar pela mão para obter a objeto;
pode ser uma vocalização intencional;
pode ser falar objeto;
pode ser levantado os bracinhos para subir no
meu colo e pegar a objeto que está comigo.
Qualquer um desses comportamentos seria muito mais adequado do que o choro para obter a objeto.
fonte: Instituto Farol
(Se você achou que essas informações foram úteis, se te ajudou de alguma forma não se esqueça de compartilhar com as pessoas que possam também se beneficiar, muito obrigado e até breve.)
Veja também: Como lidar comportamentos inadequados de crianças com TEA - Parte #2