Criança no Psicólogo

BLOG

Dicas / Estratégias

  • Oficina do Autismo

Intervenção precoce em crianças com autismo

Atualizado: 12 de Dez de 2020

Cada vez mais o numero de crianças diagnosticadas precocemente aumenta então nos deparamos com outra questão: Qual modelo de intervenção precoce mais eficaz para a criança com autismo?


O principal modelo que hoje temos para trabalhar intervenção precoce é o Denver, Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) desenvolvido pela Dr Sally Rogers e colaboradores. O ESDM (Early Start Denver Model), é um dos poucos métodos de intervenção precoce com eficácia cientificamente comprovada para crianças que estão dentro do TEA (Transtorno Espectro Autista).

Considerado pela revista Time uma das 10 maiores descobertas da área médica no ano de 2012, o método utiliza estratégias de ensino naturalistas, onde a criança aprende através da brincadeira e do jogo, desenvolvendo a comunicação receptiva e expressiva, as competências sociais e de jogo, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades motoras globais e finas, a imitação e os comportamentos adaptativos.

Carolina tem 1 ano e 9 meses e brinca de maneira disfuncional com o controle remoto da televisão e pouco mantem interesses em outras crianças ou até mesmo em sua irmã mais velha de 5 anos.


Ao ser iniciada a terapia seguindo o modelo Denver, o terapeuta não tenta tirar o controle da mão da criança, ele pega outro controle e começa a imitar os movimentos que reproduz narrando com poucas palavras o que ambos estão a fazer, a menina olha por um curto momento para o objeto, o terapeuta continua a imitar e a fazer sons engraçados para chamar sua atenção aos poucos começa a demonstrar interesse pelo que o terapeuta esta fazendo e senta-se próxima a ele de maneira confortável estabelecendo mais contatos visuais e sorrisos conforme a brincadeira vai se tornando interessante para ela.


Click aqui para conhecer o Curso

O número crescente da população com autismo faz buscar cada vem mais referências para estimulação precoce. A metodologia com eficiência comprovada que se tornou referência em estimulação precoce foi o Modelo Denver que visa uma estimulação precoce ate 48 meses abordando aspectos do desenvolvimento típico e intervindo de uma maneira naturalista, sendo assim considerado o modelo uma das maiores descobertas do século.





24 visualizações0 comentário
curso-do-ABA.jpg
INSCRIÇÕES ABERTA
PARA CURSO ABA NO AUTISMO-TEA

 

 Você vai entender definitivamente tudo sobre a Análise do Comportamento Aplicada-ABA. Para atuar na clínica, escola ou em casa e ter resultados reais e efetivos no processo de intervenção.

​​

GRACIANO SIQUEIRA 
NEUROPSICOPADAGOGO
CLÍNICO ESPECIALISTA 
EM AUTISMO
63B1B408-73F9-499C-B417-C46F42EF449B_edi

Meu objetivo é oferecer a você um ponto de partida seguro e eficaz para que consiga manejar estratégias de intervenção em ambiente Educacional e Doméstico. Aprenda as melhores técnicas de intervenção com conceitos básicos e práticos sobre Analise do Comportamento Aplicada-ABA, onde o objetivo é que você realmente entenda todo o processo e consiga ajudar no desenvolvimento da pessoa com autismo. ​

Curso 
Sobre Transtorno do Espectro Autista - TEA

 

CURSO GRATUITO
(Valor Normal R$250)
 

Toda informação que você precisa ao seu alcance.

CURSO 100% ONLINE

100% GRÁTIS

 O livro "600 formas de brincar" é um manual completo para todos aqueles que querem aprender formas variadas de brincadeiras ou melhorar o desenvolvimento da criança com - TEA.

Totalmente prático, o guia lhe ensinará passo a passo todos os métodos e técnicas que você precisa saber para aprender de forma simples, direta e eficiente.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do livro agora mesmo!
paperbackstack_511x457-7.png
7788601-1596311995637-4ddf554312eab.jpg
Procure por Tags

Assine GRÁTIS

a newsletter semanal

Obrigado! Mensagem enviada.

Entre em Contato // Tel: (18) 98815-5113 // contato@oficinadoautismo.com.br
Wave

© 2009-2021 | OFICINA DO AUTISMO CNPJ: 11.979.180/0001-11 | R: José de Alencar 702 | CEP 19802-010, ASSIS /SP 
Tel: (18) 98815-5113 (Whatsapp) Atendimento telefônico em dias úteis. 

Atendimento diário* por email: contato@oficinadoautismo.com.br